Pesquisar

A CONSAGRAÇÃO MESCLANDO DRAMA COM HUMOR

Com um boa dose de humor, as obras de não-ficção quase autobiográficas de Anne Lamott conquistaram milhares de leitores. Demonstrando uma honestidade cristalina e compaixão inspiradora, vários de seus livros já foram citados na lista de best-sellers do New York Times. 
Além de escritora, Anne é palestrante e uma importante ativista política progressista norte-americana. 

O COMEÇO E OS PRIMEIROS SUCESSOS

Nascida em 10 de abril de 1954, em San Francisco na Califórnia, Anne Lamott é filha do também escritor Kenneth Lamott e na juventude, frequentou o Goycher College, especializado em artes e educação.

Em 1980, publicou seu primeiro romance, Hard Laughter,  escrito em homenagem ao pai quando foi diagnóstico de câncer no cérebro. 

Em 1993 conquistou lugar na lista de livros mais vendidos com Operating Instructions, onde narrava o primeiro e desafiador ano criando seu filho. 

Anne Lamott 2

Alguns anos mais tarde, em 1999, ela foi tema do documentário de Freida Lee Mock intitulado Bird by Bird with Annie, em que falava de alcoolismo, redescoberta da fé e desafios da maternidade solo. Desde então passou a ser chamada de autora do povo, por retratar com verdade acontecimentos cotidianos. 

ANNE ALÉM DA ESCRITA

Aclamada como escritora, Anne Lamott também é muito respeitada como instrutora de redação. Em sua experiência como acadêmica, lecionou na Universidade da Califórnia e apresenta seminários disputados por todos os cantos. O seu guia de redação Bird by Bird: algumas instruções sobre escrita e vida, é leitura obrigatória para aspirantes a autores e amantes da escrita.

Mas, além do universo das palavras, Anne também é referência por seu ativismo político.
Ela, que já declarou: “Você tem de cometer erros para descobrir aquilo que não é”, compartilha seus pensamentos para apoiar as causas ambientais, e pelos direitos da comunidade lgbtqia+ e das mulheres. 
Nos últimos pleitos, participou ativamente das campanhas incentivando o recenseamento eleitoral. A autora também escreve regularmente para a Salon.com compartilhando sua visões políticas mais liberais e recebeu da revista TIME o reconhecimento na “Lista de melhores da Internet”.

FINAL FELIZ AOS 65

Em 2019, aos 65 anos de idade, Anne Lamott se casou pela primeira vez após uma vida como mãe solo, alcóolatra em reabilitação e mulher inspiradora que mostrou sua força ao superar as adversidades da vida. Por se considerar tímida, Anne já declarou em diversas entrevistas que permaneceu solteira por tanto tempo por causa da personalidade introvertida e por odiar deixar o conforto de sua casa, especialmente para festa.

Nunca ter vivido as alegrias de um bom casamento era uma das poucas coisas que não havia conquistado na vida, ainda. Anne viu a história mudar quando decidiu usar o aplicativo OurTime que reune pessoas acima dos 50 anos em busca de parceiros. Ali, em 2016, encontrou Neal Allen, um ex-vice presidente de Marketing de uma grande companhia que havia deixado o emprego para se arriscar como escritor. 
Depois de se encontrarem pessoalmente para um café, perceberam que tinham em comum a paixão pela escrita e por conversas profundas e cheias de reflexão.
Embora tenham características opostas em muitas situações, a relação de cumplicidade os levou a morar juntos pouco tempo depois. Em agosto de 2018, exatamente dois anos após o primeiro encontro, Neal fez o pedido de casamento. 

Anne Lamott 3

No ano seguinte, se casaram em cerimônia para 150 pessoas. Seguem junto desde então, dividindo a vida e compartilhando as criações. Anne, trabalhando em suas memórias sobre a terceira parte da vida, e Neal, escrevendo sobre os ideais platônicos. Um casamento entre pessoas que demoraram para encontrar seus parceiros de vida, mas que pretendem aproveitar todo o tempo que tiverem na companhia um do outro. 

Para conhecer mais histórias de mulheres que inspiram, acesse Mulheraço Inspiração.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários