elas fazem e acontecem

Inovação e Tecnologia são pautas do Balconi Moreti Advocacia

Escritório de Advocacia focado em inovação abre o Elas Fazem e Acontecem

Tradicionalmente conhecida, a vitrine de negócios do  Mulheraço tem seus lançamentos feitos no mês da mulher e em 2021 se manteve fiel à data de comemoração. Totalmente reformulada para atender os novos padrões do mercado, o tema de lançamento não poderia ser diferente: Inovação e Tecnologia – pauta frequente do Balconi Moreti Advocacia.

O dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, foi registrado por aquelas que fazem e acontecem durante todo o ano. Com a participação de duas advogadas, uma apaixonada por inovação e a outra por tecnologia, que compartilham também o mesmo nome, o evento foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais do Mulheraço. Além dos assuntos em pauta, o bate-papo também abordou as mudanças ocasionadas pela pandemia mundial do novo coronavírus em relação ao uso das ferramentas e tecnologias disponíveis.

Representando o núcleo feminino do escritório Balconi Moreti, a especialista e sócio fundadora Mariana Moreti ressaltou que a internet passou a ser vista como um mecanismo de aproximação, cujo potencial começou a ser melhor explorado, ainda que compulsoriamente. Para Mariana Bonora, CEO da Bart Digital, convidada do Balconi Moreti, o efeito catalisador foi ainda maior e acelerou processos que caminhavam vagarosamente no campo da aceitação tecnológica. Adriana Pontin mediou o encontro e homenageou as mulheres apresentando um vídeo produzido pelo Google que mostra algumas invenções que nasceram de femininas. 

elas fazem e acontecem
Assista no Youtube Mulheraço Brasil

Com atuações em áreas diferentes, as Marianas encontram um ponto de convergência quando o assunto é empreender. Suas experiências de vida e expertises as ajudaram a identificar oportunidades e buscar soluções para problemas que ansiava novos caminhos. E esse é o ponto principal do #ElasFazemEAcontecem: inspirar outras mulheres. A vitrine de negócios funciona como uma ferramenta de promoção que abre caminhos para que elas se conectem e compartilhem seus negócios e histórias de vida através das plataformas do Hub de Negócios Mulheraço!

Mariana Moreti, Mulheraço da Inovação

Jovem inquieta que nasceu numa cidadezinha do interior de São Paulo, Moreti é criativa, apaixonada por artes e sempre teve uma forte ligação com o meio artístico. Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente faz mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação através da Profnit. A sócia fundadora do escritório Balconi Moreti também coordena o setor que se tornou objeto de estudo e é Vice-Presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-Londrina e do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial.

dra mariana moreti

Na área da Advocacia da Inovação atua ajudando a proteger a Propriedade Intelectual que é a  “infraestrutura invisível que garante a inovação e a criação”, seja no sentido regulatório ou contratual do negócio. Ou ainda, incentivando a pesquisa, mitigando riscos, analisando projetos e fazendo conexões que ajudem a dar sustentação para toda a atividade inovadora. 

O escritório atua para regular e viabilizar o modelo e o plano de negócio de empreendedores, incentivando a inovação e entendendo que esse processo é fonte importante para o desenvolvimento econômico nacional. Entre as especialidades também está o auxílio na busca de projetos de fomento, linha especial de crédito e financiamento para empresas inovadoras – medidas de incentivo e captação de recurso. E, por fim, a proteção de todos esses ativos através da Propriedade Intelectual, assegurando o retorno financeiro do diferencial competitivo do empreendedor.  “Deste modo, muito mais que a simples execução de demandas judiciais, desenvolvemos uma relação de longevidade e estratégia com nossos clientes”, complementa Mariana Moreti.

Mariana Bonora, Mulheraço da Tecnologia

Moradora de uma cidade pequena do interior paulista até os 17 anos, Mariana Bonora sempre foi considerada falante e inquieta. O jeito comunicativo a direcionou para o Direito, mas durante seus anos de estudo percebeu que a eloquência não estava ligada, necessariamente, ao lado jurídico.  Sua experiência anterior como advogada corporativa em uma multinacional de agroquímicos não ajudou a diminuir a sensação de que precisava pensar ‘fora da caixa’ e em 2016 fundou a Bart Digital.  Em 2019, Mariana teve participação especial no Mulheraço no Agro, na Expo Londrina.

mariana bonora
Mulheraço do Agro e Tecnologia

As plataformas do negócio em que é a atual CEO utilizam tecnologia para lidar com o financiamento agrícola fazendo uma conexão rápida entre o agronegócio e a economia digital. Na empresa, que conta com um time feminino que representa 80% em todos setores – da T.I à gestão – ajuda a colocar em prática o pensamento de que: “É importante estar nesses meios que não são tão amigáveis para a mulher, assim elas se sentirão representadas. É um papel muito importante para formar as novas gerações de mulheres.”

Mulheres, tecnologia e inovação caminhando juntas

As palavras da vez, tecnologia e inovação, se movimentam juntas não apenas no sentido da ação, mas também  em conceito. Segundo o dicionário, a tecnologia é um conjunto de conhecimentos aplicados de maneira estratégica enquanto a inovação é renovar ou produzir algo novo.

Desta forma, tanto uma quanto a outra, estão sempre buscando explorar suas potências para identificar os problemas que já existem e encontrar soluções que precisam ser criativas. Assim como são as mulheres. 

Dica de ouro de Mariana Bonora: “Não espere ninguém convidar você para a mesa, puxe a cadeira e sente.” 
Dica de ouro de Mariana Moreti: “Precisamos nos unir para que as mulheres que não se sentem poderosas possam despertar. Mulheres precisam ocupar os espaços para serem inspiração para outras, quando elas se unem para isso é um efeito dominó. Nada mais consegue segurar.”

O Hub de Negócios Mulheraço Brasil é uma empresa com expertise em planejar ações criativas e funcionais com estratégias personalizadas para VOCÊ e para seu NEGÓCIO. Desde 2010, trabalhamos com capacitação, encorajamento e conexão para acelerar resultados e carreiras. Nossos programas são elaborados para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para que cada mulher possa encontrar a melhor trilha para seu sucesso. Nossas ações contribuem com a Agenda 2030 da ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que educação, união e superação caminham juntas para a construção de um futuro melhor. Cadastre-se em nosso site, receba nossa programação em seu email e participe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *