Pesquisar

Escritório de Advocacia focado em inovação abre o Elas Fazem e Acontecem

Tradicionalmente conhecida, a vitrine de negócios do  Mulheraço tem seus lançamentos feitos no mês da mulher e em 2021 se manteve fiel à data de comemoração. Totalmente reformulada para atender os novos padrões do mercado, o tema de lançamento não poderia ser diferente: Inovação e Tecnologia – pauta frequente do Balconi Moreti Advocacia.

O dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, foi registrado por aquelas que fazem e acontecem durante todo o ano. Com a participação de duas advogadas, uma apaixonada por inovação e a outra por tecnologia, que compartilham também o mesmo nome, o evento foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais do Mulheraço. Além dos assuntos em pauta, o bate-papo também abordou as mudanças ocasionadas pela pandemia mundial do novo coronavírus em relação ao uso das ferramentas e tecnologias disponíveis.

Representando o núcleo feminino do escritório Balconi Moreti, a especialista e sócio fundadora Mariana Moreti ressaltou que a internet passou a ser vista como um mecanismo de aproximação, cujo potencial começou a ser melhor explorado, ainda que compulsoriamente. Para Mariana Bonora, CEO da Bart Digital, convidada do Balconi Moreti, o efeito catalisador foi ainda maior e acelerou processos que caminhavam vagarosamente no campo da aceitação tecnológica. Adriana Pontin mediou o encontro e homenageou as mulheres apresentando um vídeo produzido pelo Google que mostra algumas invenções que nasceram de femininas. 

Assista no Youtube Mulheraço Brasil

Com atuações em áreas diferentes, as Marianas encontram um ponto de convergência quando o assunto é empreender. Suas experiências de vida e expertises as ajudaram a identificar oportunidades e buscar soluções para problemas que ansiava novos caminhos. E esse é o ponto principal do #ElasFazemEAcontecem: inspirar outras mulheres. A vitrine de negócios funciona como uma ferramenta de promoção que abre caminhos para que elas se conectem e compartilhem seus negócios e histórias de vida através das plataformas do Hub de Negócios Mulheraço!

Mariana Moreti, Mulheraço da Inovação

Jovem inquieta que nasceu numa cidadezinha do interior de São Paulo, Moreti é criativa, apaixonada por artes e sempre teve uma forte ligação com o meio artístico. Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente faz mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação através da Profnit. A sócia fundadora do escritório Balconi Moreti também coordena o setor que se tornou objeto de estudo e é Vice-Presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-Londrina e do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial.

Na área da Advocacia da Inovação atua ajudando a proteger a Propriedade Intelectual que é a  “infraestrutura invisível que garante a inovação e a criação”, seja no sentido regulatório ou contratual do negócio. Ou ainda, incentivando a pesquisa, mitigando riscos, analisando projetos e fazendo conexões que ajudem a dar sustentação para toda a atividade inovadora. 

O escritório atua para regular e viabilizar o modelo e o plano de negócio de empreendedores, incentivando a inovação e entendendo que esse processo é fonte importante para o desenvolvimento econômico nacional. Entre as especialidades também está o auxílio na busca de projetos de fomento, linha especial de crédito e financiamento para empresas inovadoras – medidas de incentivo e captação de recurso. E, por fim, a proteção de todos esses ativos através da Propriedade Intelectual, assegurando o retorno financeiro do diferencial competitivo do empreendedor.  “Deste modo, muito mais que a simples execução de demandas judiciais, desenvolvemos uma relação de longevidade e estratégia com nossos clientes”, complementa Mariana Moreti.

Mariana Bonora, Mulheraço da Tecnologia

Moradora de uma cidade pequena do interior paulista até os 17 anos, Mariana Bonora sempre foi considerada falante e inquieta. O jeito comunicativo a direcionou para o Direito, mas durante seus anos de estudo percebeu que a eloquência não estava ligada, necessariamente, ao lado jurídico.  Sua experiência anterior como advogada corporativa em uma multinacional de agroquímicos não ajudou a diminuir a sensação de que precisava pensar ‘fora da caixa’ e em 2016 fundou a Bart Digital.  Em 2019, Mariana teve participação especial no Mulheraço no Agro, na Expo Londrina.

Mulheraço do Agro e Tecnologia

As plataformas do negócio em que é a atual CEO utilizam tecnologia para lidar com o financiamento agrícola fazendo uma conexão rápida entre o agronegócio e a economia digital. Na empresa, que conta com um time feminino que representa 80% em todos setores – da T.I à gestão – ajuda a colocar em prática o pensamento de que: “É importante estar nesses meios que não são tão amigáveis para a mulher, assim elas se sentirão representadas. É um papel muito importante para formar as novas gerações de mulheres.”

Mulheres, tecnologia e inovação caminhando juntas

As palavras da vez, tecnologia e inovação, se movimentam juntas não apenas no sentido da ação, mas também  em conceito. Segundo o dicionário, a tecnologia é um conjunto de conhecimentos aplicados de maneira estratégica enquanto a inovação é renovar ou produzir algo novo.

Desta forma, tanto uma quanto a outra, estão sempre buscando explorar suas potências para identificar os problemas que já existem e encontrar soluções que precisam ser criativas. Assim como são as mulheres. 

Dica de ouro de Mariana Bonora: “Não espere ninguém convidar você para a mesa, puxe a cadeira e sente.” 
Dica de ouro de Mariana Moreti: “Precisamos nos unir para que as mulheres que não se sentem poderosas possam despertar. Mulheres precisam ocupar os espaços para serem inspiração para outras, quando elas se unem para isso é um efeito dominó. Nada mais consegue segurar.”

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários