Mulheraço Inspiração Oprah Winfrey

Mulheraço Inspiração: a trajetória de Oprah Winfrey

A APRESENTADORA E CELEBRIDADE MAIS PODEROSA DOS ESTADOS UNIDOS

Para quem acompanha a indústria do entretenimento, Oprah Winfrey é um nome bastante conhecido. Mas ela não é figura carimbada apenas no hall da fama, Oprah é uma das mais importantes personalidades do mundo.
Sua história começa em 1954. Nascida no estado do Mississipi, Estados Unidos, Oprah Gail Winfrey pertence à uma  família negra, de origem humilde e muito religiosa. Quando menina fazia sucesso ao recitar cantos bíblicos na igreja batista e chegava a apanhar da avó, por quem foi criada até os seis anos, caso não decorasse os textos.

Mulheraço Inspiração Oprah Winfrey

INFÂNCIA DIFÍCIL

Aos nove anos de idade Oprah foi estuprada pela primeira vez e, depois disso, passou a sofrer abuso sexual sistematicamente. Seus algozes – tio e primos – também a espancavam e a ameaçavam para que não revelasse a violência.

Durante entrevista em 1988, contou publicamente sobre os abusos que viveu na infância e ajudou a encorajar outras vítimas de violência sexual a compartilharem seus próprios dramas: “Eu nunca imaginei que quando você usa sua voz dessa forma, há tantas outras pessoas que dirão ‘isso também aconteceu comigo’. Eu nunca estive tão orgulhosa de mim, da minha equipe e do meu trabalho”, contou Oprah Winfrey.

A jovem também precisou lidar com o preconceito familiar ao engravidar aos 14 anos e com a dor de perder o bebê prematuro logo após o nascimento. O trauma e todas as dificuldades enfrentadas na infância a fizeram decidir nunca mais ter filhos.

A SUPERAÇÃO E O SUCESSO

O acontecimento foi o divisor de águas para Oprah Winfrey iniciar a trajetória de sucesso que fez dela a mulher mais bem paga no mundo do entretenimento durante anos.  
Sempre dedicada aos estudos, finalizou o ensino médio aos 17 anos, e logo conquistou uma bolsa de estudos na Tennessee State University. Formada em comunicação, passou a apresentar seu primeiro programa de TV: People Are Talking, que ficou oito anos no ar. Depois disso, foi chamada para trabalhar em Chicago e sua carreira na televisão ascendeu.

Esteve à frente do programa The Oprah Winfrey Show  por 25 anos e bateu recordes de audiência nos Estados Unidos, além de conquistar múltiplos prêmios Emmy. Quando o programa saiu do ar, mais um salto: criou o canal de TV que leva seu nome, o OWN (Oprah Winfrey Network). Oprah também fez cinema e concorreu ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo drama A Cor Púrpura. Além disso, é dona da sua própria revista “O” que está na lista das mais lidas nos EUA e firmou mega-contrato com a gigante Apple TV+.

Reprodução: Internet/ Oprah Winfrey e Michelle Obama

Apesar da trajetória de sucesso, ela não esconde o distanciamento da família e busca ensinamentos positivos da formação rígida da infância. “Eu fui criada para acreditar que a excelência é a melhor forma para impedir o racismo ou o sexismo. E é assim que eu escolhi operar a minha vida”, afirma Oprah.

CAUSAS HUMANITÁRIAS

Primeira mulher negra a ser incluída na lista dos bilionários, Oprah Winfrey também atua forte na filantropia. Em 2012, chegou a conquistar o prêmio Jean Hersholt, um Oscar honorário dado a quem se destaca em causas humanitárias. Entre as principais ações apoiadas pela apresentadora estão a construção de um colégio interno para mulheres na África do Sul e a doação de 10 milhões de dólares para ajudar vítimas do furação Katrina em 2005. De acordo com a Forbes, ela já doou 425 milhões de dólares para diversas causas até hoje.  

Reprodução: Internet/ Oprah Winfrey

Para conhecer mais histórias de mulheres que são inspiração acesse Perfil Mulheraço.

Mulheraço Inspiração Oprah Winfrey

O Hub de Negócios Mulheraço Brasil é uma empresa com expertise em planejar ações criativas e funcionais com estratégias personalizadas para VOCÊ e para seu NEGÓCIO. Desde 2010, trabalhamos com capacitação, encorajamento e conexão para acelerar resultados e carreiras. Nossos programas são elaborados para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para que cada mulher possa encontrar a melhor trilha para seu sucesso. Nossas ações contribuem com a Agenda 2030 da ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que educação, união e superação caminham juntas para a construção de um futuro melhor. Cadastre-se em nosso site, receba nossa programação em seu email e participe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *