EM HOMENAGEM AO MÊS DA MULHER – PERFIL PROFISSIONAL
ELAS FAZEM E ACONTECEM
Alfabetizada pelo pai e ingressando na faculdade com só 16 anos, a Odontologia faz parte da vida dessa aventureira que “faz arte” desde sempre
“Comecei a trabalhar cedo, com 12 anos ajudava meu pai. Mas era criança arteira, subia em árvores, única filha mulher e raspinha do tacho com 10 anos de diferença do irmão do meio, tinha que ser levada!” Ninguém melhor que ela mesma para descrever origens que influenciaram a mulher Marilza Freitas, auditora nos Correios há 21 anos, na área odontológica.
Marilza entrou no curso de Odontologia na UEL com apenas 16 anos. “Entrei com seis na escola e fui alfabetizada pelo meu pai”, conta. Tem especialização em Odontologia do Trabalho e Auditoria em Sistemas de Saúde e Periodontista, e Mestrado em Saúde Publica pela UNAERP de Ribeirão Preto. Na área social, participa ativamente de projetos como o Outubro Rosa e Caridade no Domingo.
Há quatro anos, essa mulher guerreira perdeu o pai, “meu guru, companheiro e conselheiro, faz uma falta enorme”. Mas a dor de Marilza é apenas saudade de uma das principais referências, e que a mantém nas origens aventureiras até hoje. O passatempo é viajar, pular de asa delta, parapente e viver conforme o pai ensinou: “um dia de cada vez, porque o hoje é presente de Deus”.
Uma frase que Marilza Freitas gosta de citar? “Faça uma enorme fogueira com as coisas negativas e as deixe queimar. Depois, como uma fênix, ressurja das cinzas, feito a mais feliz das vencedoras. “