Mulheraço Inspiração: J.K. Rowling, a mais importante escritora do planeta

O SUCESSO DA CRIADORA DE HARRY POTTER

A escritora britânica J.K. Rowling, que já viveu apenas com o dinheiro do seguro-desemprego, é a criadora de uma das sagas de maior sucesso mundial e detentora de fortuna maior que a da Rainha Elizabeth.

Contando as aventuras do jovem Harry Potter, seus livros já venderam mais de 500 milhões de cópias e foram traduzidos para mais de 80 idiomas. Os números são ainda mais expressivos quando mencionamos os filmes inspirados na saga. Ao todo foram 8 e cada um deles ocupa seu posto na lista das maiores 50 bilheterias da história.
Mas, antes do estrondoso sucesso, J.K. Rowling precisou levar o seu próprio discurso: “Alguns fracassos são inevitáveis. É impossível viver sem fracassar em alguma coisa, a não ser que você viva tomando tanto cuidado com tudo que você simplesmente não viva”, ao pé da letra.  

Reprodução: Mulheraço/ Internet

O COMEÇO DE TUDO

J.K. Rowling é, na verdade, um pseudônimo adotado após a sugestão de um editor que não acreditava que meninos gostariam de ler a história de um bruxinho escrita por uma mulher. Assim, Joanne Rowling, seu nome de batismo, passou a utilizar apenas a inicial J e escolheu a letra K em homenagem à avó favorita, cujo nome era Kathleen. 
Nascida no oeste da Inglaterra em 31 de julho de 1965, Joanne é a primeira filha do casal Peter e Anne Rowling. A data é a mesma do aniversário de Harry Potter e retrata mais uma das coincidências da saga com a sua vida real. 

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Desde muito cedo a garota demonstrava o gosto pela leitura e exercitava a criatividade junto à irmã Dianne. Na juventude, estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, na Inglaterra. Logo depois seguiu para a França para se especializar e quando retornou ao país de origem começou a carreira como pesquisadora da Anistia Internacional, em Londres.
Em 1991, após a precoce morte da mãe que sofria de esclerose múltipla, mudou-se para Portugal e enquanto lecionava inglês começou a planejar a trajetória do menino bruxo, que seria dividida em sete livros. 
Um ano mais tarde se casou com português Jorge Arantes e juntos tiveram uma filha. Com o fim do breve casamento, retornou para a Inglaterra e decidiu morar em Edimburgo para ficar próxima da irmã. 

Na cidade, passava seus dias cuidando da criança e a esperava dormir para seguir até o café mais próximo, onde permanecia por horas escrevendo. Durante esse período viveu a depressão com a falta de perspectiva e de dinheiro, pois dependia do seguro-desemprego concedido pelo governo britânico para se manter. Em 1997 seu primeiro livro foi concluído e publicado. Dali em diante a sua vida mudaria para sempre. 

A TRAJETÓRIA DE J.K. ROWLING

A história, que foi concebida durante uma viagem de trem, agradou os jovens leitores. Mas, antes de garantir o seu lugar de destaque nas prateleiras do mundo todo, Joanne enfrentou diversos nãos. A oportunidade surgiu através da pequena editora inglesa Bloomsbury e com o livro de estreia vieram também as primeiras críticas positivas. 

Logo, o título figurava entre um dos mais vendidos nas categorias adulto e infantil. Com o adiantamento recebido, passou a se dedicar à escrita e lançou quatro livros na sequência que se tornaram febre ao redor do globo. 
Posteriormente, a autora negociou seus direitos literários com uma famosa empresa cinematográfica e o sucesso foi ainda maior quando a vida do bruxinho ganhou as telas do cinema. Apenas as duas primeiras produções baseadas nos livros arrecadaram 1,8 bilhão de dólares e fizeram com que os nomes Harry, Rony e Hermione se tornassem ainda mais famosos que a sua criadora que é, nada menos que, a escritora mais poderosa e rica do planeta.

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Mesmo com um patrimônio bilionário, J.K. Rowling segue uma vida com poucas extravagâncias e raras aparições na mídia. A escritora é tímida e bastante reservada sobre a sua vida pessoal e dedica seu tempo o hobby lucrativo de escrever. Sua rotina discreta a mantém mais perto do anonimato do que seria possível imaginar ao pensar no tamanho da sua obra e importância para a literatura infanto-juvenil: “Raramente sou reconhecida e fico muito feliz com isso. Gosto de ser uma pessoa anônima”, afirmou durante uma entrevista.

Para conhecer mais histórias de mulheres que inspiram, acesse Mulheraço Inspiração.

O Hub de Negócios Mulheraço Brasil é uma empresa com expertise em planejar ações criativas e funcionais com estratégias personalizadas para VOCÊ e para seu NEGÓCIO. Desde 2010, trabalhamos com capacitação, encorajamento e conexão para acelerar resultados e carreiras. Nossos programas são elaborados para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para que cada mulher possa encontrar a melhor trilha para seu sucesso. Nossas ações contribuem com a Agenda 2030 da ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que educação, união e superação caminham juntas para a construção de um futuro melhor. Cadastre-se em nosso site, receba nossa programação em seu email e participe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *