Mulheraço Inspiração: Lucille Ball, a diva da comédia

O REINADO ABSOLUTO DA ESTRELA DA TELEVISÃO

Ruiva, de olhos claros e expressivos, carismática, engraçada e cheia de talento. Essas são as características mais marcantes que fizeram de Lucille Ball, modelo, atriz e produtora, a diva da comédia nos Estados Unidos.
Ela reinou absoluta nas séries de TV I love Lucy” e The Lucy Show”,  grandes sucessos americanos nos anos 50 e 60 que são exibidos em alguns países até hoje. Além de dar vida à mulher típica de classe média, Lucille rompeu barreiras e carimbou seu nome na história enquanto se consolidava também como ums ícone feminino.

A TRAJETÓRIA DE LUCILLE ATÉ A FAMA

Nascida em Jamestown, Nova York, em 1911, Lucille Desirré Ball deixou a escola aos 15 anos para tentar uma vaga na escola de teatro da Big Apple. Mesmo sem sucesso em sua empreitada, permaneceu na cidade trabalhando como garçonete enquanto modelava e tentava participações em corais da Broadway.
Em 1933 foi escolhida como modelo de cartaz da famosa marca de cigarros Chesterfield, a campanha a projetou nacionalmente e chamou atenção de Hollywood. A partir dali, Lucille ganhou pequenos papéis em filmes de baixo orçamento. E, logo depois, descobriu a veia cômica que a levaria a atuar em mais de 60 filmes no final dos anos 1940. 

Lucille Ball

Na mesma época, se casou com o também ator Desi Arnaz, e iniciaram a parceria pessoal e profissional de sucesso. A atriz foi a primeira mulher do país a se tornar dona de uma produtora, a Desilu Productions, em sociedade com o marido. 

Reprodução: Internet

Juntos, uma década mais tarde, deram vida ao casal de protagonistas da série “I love Lucy”. Um fenômeno da  indústria do entretenimento nos Estados Unidos desde as primeiras exibições e que foi exportado para cerca de 80 países. O show ganhou mais de 200 prêmios, entre eles cinco Emmys.

Lucille Ball também foi a primeira atriz de TV no país a continuar trabalhando durante a gravidez após convencer os diretores do seriado a manterem sua personagem no ar. O parto na ficção foi acompanhado por milhões de telespectadores, em plena década de 50, enquanto na vida real a artista chamava atenção por se tornar mãe apenas aos 40 anos de idade.

O FUTURO DE LUCILLE E DA DESILU

Acompanhando o sucesso estrondoso veio também o divórcio, em 1960. Na época, a atriz comprou a parte do ex-marido na produtora por U$ 3 milhões. Considerada a primeira mulher a deter uma posição tão poderosa em Hollywood,  seguiu no comando por anos. Lucille Ball afirmou que: “Uma das lições que eu aprendi do jeito difícil foi que o desânimo não paga. Permanecer ocupada e ser otimista pode restaurar a fé em si mesma.” Durante sua permanência à frente do negócio, a Desilu Productions produziu séries importantes como Star Trek e Missão Impossível e foi um marco histórico que ajudou a fortalecer a participação feminina em todas as áreas do mercado do entretenimento.  

Em 1962, após o apelo dos fãs, Lucille reprisou o papel como “Lucy” na nova produção televisa “The Lucy Show” que ficou no ar por seis anos. Quando o show deixou de ser exibido, a visionária reformatou a produção e emplacou outro sucesso em horário nobre “Here’s Lucy”. A produção saiu do ar em 1974.
Nos bastidores, a produtora continuou crescendo e prosperando sob sua direção e chegou a realizar a aquisição da RKO Studios onde já havia trabalhado anteriormente como contratada. Porém, foi vendida em 1967 para a Gulf e Western por U$ 17milhões. No ano seguinte a atriz se casou, pela segunda vez, com Gary Morton e juntos trabalharam na criação da Lucille Ball Productions.

OS ÚLTIMOS ANOS

No final da vida, Lucille Ball ficou distante dos holofotes. Sua última aparição pública foi na durante a cerimônia do Oscar, em 1989, onde foi aplaudida de pé pela plateia. A morte veio pouco depois, quando aos 77 anos de idade sucumbiu ao rompimento de uma aorta abdominal.

Vaidosa e bem-humorada até a velhice, Lucille ainda é lembrada por sua trajetória profissional e frases célebres: “O segredo para permanecer jovem é viver honestamente, comer devagar e mentir sobre sua idade”.

Para conhecer mais histórias de mulheres que inspiram, acesse Mulheraço Inspiração.

O Hub de Negócios Mulheraço Brasil é uma empresa com expertise em planejar ações criativas e funcionais com estratégias personalizadas para VOCÊ e para seu NEGÓCIO. Desde 2010, trabalhamos com capacitação, encorajamento e conexão para acelerar resultados e carreiras. Nossos programas são elaborados para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para que cada mulher possa encontrar a melhor trilha para seu sucesso. Nossas ações contribuem com a Agenda 2030 da ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que educação, união e superação caminham juntas para a construção de um futuro melhor. Cadastre-se em nosso site, receba nossa programação em seu email e participe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *