LUIZA HELENA TRAJANO – O EMPREENDEDORISMO INATO NA TRAJETÓRIA DESSA LUIZA
Quando se menciona um ícone do empreendedorismo brasileiro, logo o nome de Luiza Helena Trajano vem à mente. Somado ao fato de ser ela uma mulher, uma certeza também fica comprovada: Luiza, de fato, venceu no mundo dos negócios.
A empresária natural de Franca (SP), nasceu em 1951, formou-se em Direito em 72 e assumiu a Magazine Luiza há 25 anos, empresa familiar, que até então era uma rede de lojas do interior de São Paulo. “Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível,” sentenciou Luiza, que transformou a Magazine em um “case” de sucesso.
A HISTÓRIA DA MAGAZINE
A rede de lojas sempre foi crescente no mercado, e já apresentava o diferencial de procurar a proximidade e integração com a clientela ainda em 1957, quando os tios de Luiza compraram “A Cristaleira”, que vendia presentes em geral, e promoveram um concurso cultural em uma rádio de Franca para alterar o nome. “Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.” Eis ai mais um ensinamento valioso da empreendedora.
Na gestão de Luiza Trajano, a Magazine Luiza manteve um caminho de ascensão, com tecnologias avançadas, sendo uma das primeiras redes do Brasil a se informatizar na década de 1980, e inaugurando, já na década de 1990, o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo, em que vendedores orientavam clientes sobre produtos por meio de terminais multimídia, sem necessidade de exposição ou estoque.
As promoções e liquidações também marcam até hoje essa atual gigante do setor varejista, como o projeto “Só Amanhã”, com venda de produtos a preço muito abaixo da média do mercado em um dia específico da semana. E a anual “Liquidação Fantástica”, em que as lojas abrem de madrugada para um saldão do estoque no início de cada ano, com descontos de até 70%.
INSPIRAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
E como um grande exemplo de inspiração, a empresária arruma tempo para liderar o Grupo Mulheres do Brasil, formado em 2012. São milhares de mulheres de diversos segmentos da economia, que propõem ações ligadas a educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.
Luiza ensina ainda: “Eu sempre digo que a soma de QIs é melhor do que apenas um QI. Por isso, eu dependo das pessoas para fazer o negócio funcionar. Eu não me considero inteligente, mas acho que sei fazer perguntas para as pessoas certas.” Concorrer de igual para igual com outras marcas fortes do mercado foi o fruto colhido pela organização comandada por essa mulher. Não à toa. Para ela, “empreendedorismo é fazer acontecer! Independentemente do cenário, opiniões e das estatísticas!”
Acesse Perfil Mulheraço e conheça a história de outras mulheres que são inspiração!