Mulheraço Inspiração: Margaret Thatcher, a Dama de Ferro da política

O LEGADO DA PRIMEIRA-MINISTRA DA HISTÓRIA DO PAÍS

Forte nome na política mundial do século XX, Margaret Thatcher assumiu o cargo de Primeira-Ministra inglesa durante a Guerra Fria, em 1979. Precursora do neoliberalismo, dona de personalidade expressiva com posicionamentos alinhados à direita conservadora, a “Dama de Ferro” foi adorada e odiada na mesma medida durante os 11 anos de governo.

A VIDA DE MARGARET THATCHER

Margaret Hilda Roberts nasceu em 1925, em Grantham, na Inglaterra. Desde cedo demonstrava interesse em política por influência do pai, que ocupou cargos de vereador e prefeito em sua cidade natal.
Na juventude, estudou Química na Universidade de Oxford enquanto participava do movimento estudantil na Associação Conservadora. Posteriormente, cursaria Direito e se tornaria integrante nas listas do Partido Conservador. À época, um caminho incomum para as mulheres, como diria o primeiro namorado. Em outro momento, durante uma entrevista de emprego, foi rejeitada por ser considerada “teimosa, obstinada e perigosamente dona da verdade”. As principais características da futura “Dama de Ferro” começavam a se manifestar.

Em 1951 se casou com Denis Thatcher, conhecido homem de negócios, de quem herdou o sobrenome. Ao seu lado, teve dois filhos gêmeos, se converteu ao anglicanismo e viveu uma vida discreta após deixar a vida política até falecer em 2013. Sua vida foi retratada por Hollywood no filme “A Dama de Ferro” que rendeu o Oscar de melhor atriz para Meryl Streep.

Reprodução: Internet

A TRAJETÓRIA DA “DAMA DE FERRO”

O início oficial de sua carreira política acontece em 1948, aos 25 anos de idade, quando se candidata à Câmara dos Comuns – a câmara baixa do parlamento do Reino Unido. Mesmo impressionando os oficiais, perde o pleito e é eleita deputada apenas em 1959 com o slogan de campanha: “Não apenas espere uma vida melhor. Vote por uma”. A partir daí, ocupou Secretarias de Governo e foi Ministra da Educação.

Reprodução: Internet

Durante a década de 70, Thatcher acreditava que não veria uma mulher no posto de Primeira-Ministra, pois a população era extremamente machista. Feliz engano. Com a ascensão de sua carreira na política, ela fez história ao desbravar o cenário dominado por homens chegando a ser Líder da Oposição. Indicada pelo Partido Conservador ao governo britânico, saiu vitoriosa da disputa em 1979 e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Reeleita duas vezes, permaneceu no cargo até 1990.

PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA

A Primeira-Ministra britânica não queria associar sua imagem ao feminismo, mas acabou se tornando um ícone da igualdade de gênero durante os anos que se seguiram. Ela implementou políticas, controversas para uns e arrojadas para outros, que passaram a ser conhecidas como Thatcherismo ao passo que tentava recuperar a economia do Reino Unido.

Margaret Thatcher ainda enfrentou uma guerra contra a Argentina – a Guerra das Malvinas – da qual saiu vitoriosa. Sua biografia também é marcada pelo antissocialismo, após muitas batalhas contra sindicatos, e pela defesa de intervenção mínima do Estado.
Com alta capacidade de articulação política conquistou o respeito do mundo, ironizando com superioridade diante das dificuldades que enfrentou ao governar o Reino Unido com mãos de ferro: “Se meus críticos me vissem andando sobre o Rio Tâmisa, eles diriam que é porque eu não consigo nadar”.

Para conhecer mais histórias de mulheres que inspiram, acesse Perfil Mulheraço.

O Hub de Negócios Mulheraço Brasil é uma empresa com expertise em planejar ações criativas e funcionais com estratégias personalizadas para VOCÊ e para seu NEGÓCIO. Desde 2010, trabalhamos com capacitação, encorajamento e conexão para acelerar resultados e carreiras. Nossos programas são elaborados para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para que cada mulher possa encontrar a melhor trilha para seu sucesso. Nossas ações contribuem com a Agenda 2030 da ONU, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que educação, união e superação caminham juntas para a construção de um futuro melhor. Cadastre-se em nosso site, receba nossa programação em seu email e participe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *