O EMPREENDEDORISMO QUE FEZ DA BELEZA NATURAL UM GRANDE NEGÓCIO
De belos cabelos crespos e olhar naturalmente empreendedor, Leila Velez transformou a própria vida e a de muitas mulheres com o Beleza Natural: uma ideia que uniu quatro sócios e se tornou a maior rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil.
Leila nasceu no Rio de Janeiro, em 1974, e aos 14 anos iniciou a carreira na rede de fast-food McDonald’s. Dois anos depois era uma das mais jovens gerentes entre os restaurantes espalhados pela cidade. No auge da experiência bem sucedida na multinacional, foi convidada pela amiga Heloísa Assis, a Zica, a empreender.
A HISTÓRIA DE UNIÃO CRIATIVA QUE CONQUISTOU O TOPO
Heloísa, que por 10 anos realizou um trabalho de pesquisa junto ao marido Jair Conde, buscava uma fórmula perfeita para cuidar de cabelos crespos e satisfazer a própria necessidade. Depois de muitas tentativas, nasce o Super-Relaxante e com ele uma oportunidade única de negócio. Com a fórmula de Heloísa e o espírito empreendedor de Leila, se juntam a Rogério Assis para fundar o primeiro salão de beleza na Tijuca, no início dos anos de 1990. Começa ali o processo de abertura de espaço em um mercado pouco explorado na época. Era o início do sucesso.
A expansão veio logo. Por conta das longas filas de espera que se formavam no salão e do atendimento que acontecia até de madrugada, novas unidades foram abertas em diferentes pontos do Rio de Janeiro.
Nesse momento, a participação de Leila Velez se tornou fundamental. Formada em administração com foco em marketing, Leila ajudou a implantar um processo inovador para a realização dos serviços – semelhante a uma linha de produção, com etapas definidas – além de reforçar a preocupação com o atendimento e garantir que rígidos padrões de qualidade fossem alcançados.
O EMPREENDEDORISMO DE LEILA VELEZ
Em 2010, Leila assumiu a presidência da empresa e quatro anos depois foi eleita como uma das Young Global Leaders pelo Fórum Econômico Mundial de Davos.
A empresa que comanda faz parte da ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto Endeavor desde 2005 e, hoje, conta com cerca de dois mil colaboradores. Orgulhando-se do ineditismo na linha de produtos, Leila costuma dizer que é necessário ser obstinado e até mesmo um pouco ‘louco’, mas o que chama de loucura é o resultado de anos de esforços e pensamento arojado.
“Parece tudo tão claro no país de mulheres de cabelos crespos e ondulados, o nicho de mercado perfeito que tinha ficado de lado, estimulando a aparência natural. Mas desafio é o que não faltou na nossa história (…) Na verdade, tudo é complicado para o pequeno empreendedor. Só que o tempo mostrou que o primeiro anúncio grudado com durex no ônibus, seria o prenúncio de uma trajetória exemplar”, relata.
ESCALADA DE SUCESSO
Atualmente, o Beleza Natural conta com 38 institutos em vários estados brasileiros. Um grande momento para a marca aconteceu em 2004 com a inauguração da própria fábrica: a Cor Brasil Cosméticos. A empreitada teve como objetivo garantir a produção com excelência de uma linha de produtos exclusiva para os fios crespos e cacheados. “Na época, no restante do mercado, não existiam produtos desenvolvidos com qualidade e adequados ao fio crespo com a preocupação de ter preços acessíveis”, é o que conta no site do Beleza Natural.
Em 2018, decidiram dar um novo passo e levaram os produtos do Beleza Natural para o universo online lançando o e-commerce da marca. Um ano mais tarde os produtos foram parar nas prateleiras do varejo e hoje podem ser adquiridos em diversas lojas do país.
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